Nikola Tesla
INTRODUÇÃO
Nikola Tesla nasceu no dia 10 de julho de 1856, na cidade de Smiljan, localizada no Império Austro-Húngaro. Atualmente essa cidade fica na Croácia, país que surgiu, em 1991, com o desmembramento da Iugoslávia. Apesar de ter nascido em território croata, Tesla pertencia a uma família étnica de sérvios.
Durante a sua vida passou por diversos países da Europa. Estudou Engenharia Elétrica na Áustria (1873), Física na República Tcheca (1880), trabalhou na Hungria (1881) e na França (1882), até se mudar para os Estados Unidos.
Em junho de 1884, Tesla mudou-se para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque e no ano de 1891 tornou-se cidadão americano
Residiu durante muitos anos no famoso hotel Waldorf Astoria, quando estava no auge de sua vida financeira e intelectual. Morou por uma década no New Yorker Hotel, onde morreu em 1943.
Ambientalista, se preocupava com o consumo desenfreado de recursos do planeta e defendia o desenvolvimento de combustíveis renováveis, substituindo o uso de carvão, petróleo e gás natural.
Era poliglota e falava oito idiomas: sérvio, tcheco, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim.
CRONOLOGIA
A seguir é elencada a cronologia da vida profissional e acadêmica de Tesla após os 25 anos de idade.
1875. Estudou engenharia elétrica no Politécnico Austríaco.
1878. Mudou-se para Maribor (Eslovênia) e obteve o primeiro emprego (engenheiro assistente).
1880. Estudou na Universidade Carolina em Praga e mudou-se para Budapeste para trabalhar na Companhia Nacional de Telefones, na qual iniciaram as comunicações por telefone em Budapeste.
1881. Torna-se eletricista-chefe da Companhia Nacional de Telefones e mais adiante, engenheiro do primeiro sistema telefônico do país.
1882. Mudou-se para Paris e trabalhou como engenheiro na Continental Edison Company, projetando e aperfeiçoando equipamentos elétricos.
1884. Mudou-se para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. Foi contratado para trabalhar para Thomas Edison na Edison Machine Works, iniciando na função de engenheiro eletricista, instalando e reparando lâmpadas incandescentes.
1885. Tesla afirmou que poderia re-projetar os motores e geradores de Edison, fazendo melhorias de serviço e gerando economia. Edison desafiou Tesla, comprometendo-se a pagar 50 mil dólares de prêmio. A tarefa foi cumprida, porém no momento de receber o combinado, Edison respondeu que tratava-se apenas de brincadeira, assim Tesla pediu demissão e rompeu com Edison.
1885. Após se demitir, Tesla trabalhou cavando valas nas ruas para os cabos de conexão da Western Union Telegraph Company e seu supervisor, Alfred S. Brown, observando o talento de Tesla em relação às correntes, o apresentou para seu amigo Charles Peck, eles o apoiaram e financiaram em 1886, juntamente com mais alguns financiadores.
1887. Tesla abriu a Tesla Eletric Company. Conseguiu trabalhar e apresentar suas primeiras correntes alternadas polifásicas, porém, os investidores estavam empregando recursos na lâmpada elétrica e não estavam interessados na distribuição de energia elétrica, deixando de lado os projetos de Tesla. Neste momento, inicia-se a “Guerra das Correntes”
GUERRA DAS CORRENTES ELÉTRICAS
Para ter luz em casa usando o sistema de Thomas Edison, seria necessário ter uma usina de energia elétrica a cada quilômetro quadrado, o que convenhamos é algo totalmente inviável não é mesmo? O sistema de Tesla era fascinante e usava cabos menores, podendo alcançar tensões maiores, além de conseguir transmitir energia elétrica para distâncias muito maiores.
Portanto, se Tesla conseguisse mostrar ao mundo a eficiência e as vantagens da corrente alternada, certamente ia afetar todo o patrimônio do Thomas Edison que deixaria de ganhar muito dinheiro!
Foi nesta época que Edison usou uma cartada de mestre que chocou o mundo! Caso você não saiba, a corrente alternada é muito mais perigosa que a corrente contínua. Sabendo disso, ele decidiu apresentar ao mundo a famosa “corrente assassina de Tesla”.
Para isso Edison eletrocutou cruelmente vários animais com corrente alternada. Segundo os relatos, gatos e cachorros foram eletrocutados, mas o mais impactante e que ficou historicamente conhecido, foi quanto ele mandou eletrocutar um elefante.
O impacto foi realmente gigantesco! E isso fez com que os grandes investidores perdessem o interesse no sistema de Tesla.
Apesar deste aparente sucesso, anos depois Edison acabou perdendo a Guerra das Correntes Elétricas, e por ironia do destino, a derrota veio justamente por interesses financeiros das grandes empresas que perceberam que o sistema de Tesla era muito mais barato e funcional, se tornando o padrão global.
INVENÇÕES E PATENTES
As pesquisas e descobertas de Tesla têm grande importância para a eletrotécnica e a radioeletricidade. Ao todo, Nikola Tesla registrou cerca de 40 patentes nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo.
Suas invenções foram focadas na utilização da eletricidade e magnetismo, entre eles: a lâmpada fluorescente, o motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos), o controle remoto, a Bobina Tesla, transmissão via rádio, o sistema de ignição utilizado nas partidas dos carros, a corrente alternada etc.
Foi por meio de novos equipamentos concebidos por Tesla que se estabeleceu o sistema de geração e aproveitamento de energia das quedas do Niágara.
O GÊNIO MAIS INJUSTIÇADO DA HISTÓRIA
Tesla morreu em 1943, praticamente falido, mas poderia ter sido bilionário… Poderia ter ganho 2 prêmios Nobel mas não ganhou nenhum…
Em 1887, Nikola Tesla inventou um motor elétrico que funcionava por indução eletromagnética, esse motor funcionava por correntes alternadas e provou-se simples, prático e de fácil manutenção. No ano seguinte, Tesla vendeu a patente de sua invenção Para George Westinghouse por Na ocasião recebeu 1 milhão de dólares e US$ 2,50 dólares de royalties por HP gerado por suas invenções.
Devido a jogadas mal planejadas, a Westinghouse ficou à beira de uma falência, e Tesla, não querendo que centenas de pessoas perdessem seus empregos, teve a grandiosidade de rasgar o contrato dos royalties, o que hoje valeria Bilhões de dólares.
O rádio: o italiano Guilherme Marconi, a quem foi atribuído a invenção do Rádio, utilizou 17 patentes de Tesla, ficou mundialmente famoso ao mandar a primeira mensagem transatlântica da história. Marconi recebeu um prêmio Nobel por isso, Prêmio que deveria ser de Tesla.
Em 1943, a Justiça dos EUA revogou as patentes de rádio de Marconi, creditando-as a Tesla e a outros dois cientistas. Infelizmente Tesla já havia morrido quando isso aconteceu.
E essa não foi a primeira vez que ele perdeu um Nobel, já que a discussão e os avanços decorrentes da questão corrente alternada/contínua gerou o prêmio para ele e Edison.
Tesla e Edison recusaram a dividir o Prêmio Nobel de Física , e o premio foi dado a outros 2 Cientistas.
Certa feita, perguntaram a Albert Einstein como era se sentir o homem vivo mais inteligente, a resposta foi: “Eu não sei, você vai ter que perguntar a Nikola Tesla”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nikola Tesla foi um dos maiores inventores da história, suas invenções revolucionaram as indústrias nos Estados Unidos, consequentemente do mundo.
Tesla não descobriu a corrente alternada, mas foi o maior responsável por torna-la possível de ser aproveitada.
Era um cientista visionário, sonhador, que vislumbrava o futuro, mas nem todos o compreendiam, em uma de suas frase Famosas:
“Todo o meu dinheiro é convertido em experimentos para realizar novas descobertas que permitam a humanidade viver um pouco melhor.”
E foi exatamente isto que fez…
BIBLIOGRAFIA
CUNHA, José Dagoberto. Análise biográfica e perfilológica de Nicola Tesla: sob a ótica da Proexologia. Disponível em: https://apexinternacional.org/revista/index.php/proexologia/article/view/56
MOREIRA, Sonia Virgínia. Nikola Tesla, o inventor no ambiente de criação da transmissão sem fio. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268439261_Nikola_Tesla_o_inventor_no_ambiente_de_criacao_da_transmissao_sem_fio
TESLA TIMELINE. Disponível em: https://teslauniverse.com/nikola-tesla/timeline/1915-tesla-surrenders-wardenclyffe-deed#goto-315